+ infoAcontecer
Mundo
Dia Internacional do Voluntariado
Voluntários ajudam a fortalecer as comunidades
Texto F.P. | Foto DR | 05/12/2018 | 14:22
Incentivar o voluntariado local é uma forma de captar opiniões e conhecimento e um meio para consolidar as sociedades, defende responsável de agência das Nações Unidas
imagem
O administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Achim Steiner, enalteceu esta quarta-feira, 5 de dezembro, o trabalho de «mais de um bilião de voluntários que estão a ajudar a transformar o mundo para melhor» e pediu a todos os líderes mundiais que colaborem com quem se disponibiliza para ajudar quem precisa nos desastres naturais, nos problemas económicos ou nos conflitos políticos.

«As Nações Unidas estão comprometidas em ajudar os países a construir sociedades inclusivas e resilientes, sociedades nas quais as vozes de mulheres, jovens, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis ou marginalizados são ouvidos e respeitados». E, neste contexto, o incentivo ao voluntariado local «é uma forma valiosa de trazer opiniões e conhecimento para a mesa de discussão e ajuda a tecer e fortalecer as sociedades», afirmou o responsável na sua mensagem para o Dia Internacional do Voluntariado, que se assinala hoje.

Segundo Steiner, os voluntários «trabalham, muitas vezes, em alguns dos ambientes mais desafiadores, ajudando a moldar um futuro melhor para os mais pobres e mais vulneráveis, incluindo os afetados por conflitos», pelo que é fundamental contarem com o apoio dos governos e líderes mundiais.

Citando alguns exemplos, o administrador do PNUD recordou que em 2018 cerca de dois mil voluntários trabalharam com a organização, e que no Iraque, depois da violência ter destruído parte do país, os voluntários ajudaram os deslocados a reconstruir as suas casas. Também auxiliaram as comunidades a lidar com mudanças climáticas e desastres naturais em países como a República Centro-Africana, Libéria e Senegal.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.