Os responsáveis pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fátima demonstram o seu agradecimento a todos quantos contribuíram para a campanha «Degrau a degrau», que permitiu a aquisição de um Veículo Plataforma (VP-43), mais conhecido como «veículo escada», que detém «um `braço´ articulado que atinge a distância de 43 metros», facilitando assim o desempenho dos soldados da paz em «trabalhos em altura, comprimento e profundidade».
A compra do novo veículo foi possível graças à «boa vontade e solidariedade de várias instituições religiosas, empresas e forças vivas da região, assim como de pessoas a título individual», lê-se num comunicado divulgado esta quarta-feira, 5 de dezembro. «É um veículo decisivo para a operacionalidade dos bombeiros e foi o primeiro passo no investimento nos meios técnicos e operacionais da corporação», indica Amorim Gonçalves, presidente da associação humanitária.
A campanha de solidariedade materializou-se na compra simbólica de um ou mais degraus da escada do veículo plataforma. «Cada degrau custou mil euros. A soma de todos os donativos, recebidos de mais de 300 entidades, empresas e/ou pessoas, possibilitou o pagamento na íntegra do VP-43, no valor de 500 mil euros», adianta a nota de imprensa.
Sem privilegiar umas doações em relação a outras, uma vez que «apenas a totalidade das ofertas permitiu o pagamento do veículo plataforma», Amorim Gonçalves demonstra um especial agradecimento aos responsáveis pelo Santuário de Fátima e a António Catarino Pereira, engenheiro natural de Fátima, que têm sido dos «principais benfeitores» da associação.
«Conseguimos adquirir um equipamento para a instituição que vai fazer a proteção e socorro durante 25 ou mais anos, por isso vimos publicamente agradecer», realça Amorim Gonçalves. O novo veículo encontra-se ao serviço da população desde o passado dia 30 de junho, data em que se assinalou o 15.º aniversário da corporação.