+ infoAcontecer
A Missão Conta
Diocese de Gurúè assinala jubileu
Texto Diamantino Antunes | Foto Francisco Lerma | 14/12/2018 | 10:20
Milhares de fiéis reuniram-se para participar nas celebrações e renovar o compromisso batismal. Momento foi aproveitado para inaugurar a nova Cúria Diocesana
imagem
Mais de seis mil pessoas, oriundas de 25 paróquias, vários religiosos e religiosas das dioceses vizinhas e representantes das autoridades civis de oito distritos, reuniram-se no passado dia 9 de dezembro, na Catedral de Gurúè para participar nas celebrações do encerramento do ano jubilar dos 25 anos anos de criação da diocese de Guruè, em Moçambique.

Na primeira parte da celebração, fez-se o encerramento do ano jubilar com a passagem de todos os fiéis pela Porta Santa e renovação dos compromissos batismais. Seguiu-se a celebração da Eucaristia, presidida por Tomé Makhweliha, arcebispo emérito de Nampula.

Depois da celebração, os participantes na ação litúrgica dirigiram-se à casa diocesana, para a bênção e inauguração da Cúria Diocesana recentemente construída. A reabilitação da catedral (revisão da cobertura, pintura exterior e interior, instalação elétrica, novo altar e acondicionamentos dos lugares externos) fez-se graças à colaboração local das paróquias, dos institutos religiosos presentes na diocese e de vários benfeitores.

Situada nas terras da Alta Zambézia, a diocese de Gurúè foi erigida a 6 de dezembro de 1993, com território desmembrado da diocese de Quelimane. Tem uma superfície de 42.450 quilómetros quadrados e uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes. Os católicos ultrapassam 50 por cento do total da população. As comunidades cristãs são 2.200, num total de 25 paróquias.

Em 24 de março de 2010, foi nomeado bispo de Gurúè, Francisco Lerma Martínez, missionário da Consolata. Nestes oito anos de governo pastoral, o prelado tem dado um forte incremento à diocese com a criação de novas paróquias e consolidação das principais estruturas da diocese.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.