+ infoAcontecer
Portugal
Portugal tem 45 mil idosos isolados ou a viver sozinhos
Texto F.P. | Foto DR | 09/01/2019 | 10:23
Censos promovido pela Guarda Nacional Republicana revela que o distrito de Vila Real é o que tem mais pessoas de idade em situação de isolamento, logo seguido da Guarda e Viseu
imagem
Os resultados do «Censos Sénior 2018» divulgados esta quarta-feira, 9 de janeiro, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), revelaram a existência de 45.563 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou se encontram em situação de vulnerabilidade devido à sua condição física ou psicológica. As situações consideradas de maior risco foram reportadas às entidades de apoio social.

Durante a operação, desenvolvida em todo o território nacional, os militares da GNR privilegiaram o contacto pessoal e a realização de ações públicas de sensibilização, onde foram dados conselhos de prevenção, para evitar possíveis furtos, roubos ou burlas.

Em 2017, tinham sido sinalizados 45.516 idosos, dos quais 28.279 viviam sozinhos, 5.124 viviam isolados, 3.523 viviam sozinhos e isolados e mais de 8.000 encontravam-se em situação de vulnerabilidade. No inquérito de 2018, Vila Real foi o distrito que registou mais casos de idosos sozinhos ou isolados (4.515), seguido da Guarda (4.008) e de Viseu (3.776).

A GNR realiza este censos desde 2011, o que tem permitido construir uma base de dados geográfica cada vez mais completa. Com os dados recolhidos, aquela força de segurança promete continuar a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.