+ infoAcontecer
Mundo
Percorrer dois mil milhões de quilómetros a favor dos refugiados
Texto F.P. | Foto ACNUR | 12/01/2019 | 07:02
Campanha internacional convida a população a correr, caminhar ou andar de bicicleta e a registar a distância percorrida num site. Objetivo é chegar aos dois mil milhões de quilómetros e juntar 13 milhões de euros para ajudar os refugiados
imagem
A partir do cálculo da distância que percorrem anualmente em conjunto as pessoas forçadas a fugir das suas casas para procurar refúgio num local seguro, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) lançou uma campanha internacional que convida a população a correr, caminhar ou andar de bicicleta até atingir um total de dois mil milhões de quilómetros.

«Num momento em que enfrentamos muitos preconceitos contra os refugiados, é vital recordarmos as arriscadas travessias que estes se veem obrigados a fazer», afirma a alta comissária adjunta do ACNUR, Kelly Clements, assinalando que todos os gestos de generosidade para melhorar a vida dos refugiados são uma fonte de inspiração.

O ator e embaixador de Boa Vontade do ACNUR, Ben Stiller, já manifestou a sua intenção de participar na campanha, sublinhando o esforço para sobreviver das famílias que fogem da violência e da perseguição. «Fogem para salvar as suas vidas, por um teto seguro e um lugar onde não tenham de viver com medo. É por isso que participarei na campanha e peço a todos que se unam a mim nesta causa», refere o norte-americano.

Os participantes nesta iniciativa podem registar a distância com que querem contribuir para o total fixado, no site da campanha. Além de Ben Stiller, está prevista a adesão de várias outras celebridades em pelo menos 27 países. O ACNUR espera arrecadar 13 milhões de euros para prestar auxílio aos refugiados, em termos administrativos, alimentares e de cuidados de saúde.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.