+ infoAcontecer
Fátima
Novas coroas para imagens peregrinas de Fátima
Texto J.B. | Foto Santuário de Fátima | 21/01/2019 | 12:13
Santuário encomendou novas coroas para as suas imagens. A primeira das representações de Maria já se encontra a caminho do Panamá
imagem

Jesus Cristo foi apresentado aos peregrinos de Fátima como «aquele que transforma» a vida daqueles que nele confiam, e Maria foi demonstrada como a «mão» que «conduz permanentemente» os fiéis até ao Messias. As exemplificações partiram de Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima, que mostrou o fenómeno de Fátima como um exemplo da intercessão de Maria em benefício da humanidade.

 

«Em Fátima, Nossa Senhora dá-se conta dos dramas que o mundo vive e vem ao nosso encontro, trazendo a resposta que Deus dá. São as nossas súplicas a Maria que levam Deus a intervir (…)», disse o religioso, na Missa dominical do último domingo, 20 de janeiro, acrescentando que as vidas dos videntes de Fátima mostram que estes «aprenderam, nesta escola de Maria, a pedir a ajuda de Nossa Senhora, mas também a mostrar total disponibilidade a seguir Jesus, como Ela lhes pediu».

 

Depois da homilia, decorreu o rito bênção da nova coroa e coroação da primeira imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que partiu neste domingo, 20, para o Panamá, no âmbito da próxima Jornada Mundial da Juventude, que arranca terça-feira, 22. Tendo em conta esta saída excecional, «a imagem foi alvo de um processo de estudo técnico e material, tendo o Santuário de Fátima encomendado uma nova coroa para uso nesta e nas restantes 12 imagens oficiais da virgem peregrina de Fátima», informam os serviços de comunicação do templo mariano.

 

De acordo com os responsáveis pelo Museu do Santuário de Fátima, a «criação [da coroa] foi solicitada à Casa Leitão & Irmão, Joalheiros, responsável pela coroa da imagem de Nossa Senhora de Fátima que é venerada na Capelinha das Aparições – coroa criada em 1942 e colocada na escultura em 1946». Na base da coroa pode ler-se – «Regina Pacis. Regina Rosarii Fatimae. Regina Mundi (Rainha da Paz. Rainha do Rosário de Fátima. Rainha do Mundo, em português) – uma mensagem que constará na coroa das 13 imagens oficiais. O artefacto foi desenvolvido «a partir do programa iconográfico fornecido pelo Museu do Santuário de Fátima» a Jorge Lé, o seu autor.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.