+ infoAcontecer
Portugal
Da Madeira até Santarém para anunciar a alegria do Evangelho
Texto J.B. | Foto Patriarcado de Lisboa | 08/02/2019 | 12:07
Formação em Santarém vai reunir acólitos de oito dioceses de Portugal continental e do arquipélago da Madeira, para fornecer `ferramentas´ que tornem possível passar «Da Missa à missão»
imagem

Acólitos de Aveiro, Coimbra, Funchal, Lamego, Lisboa, Viana do Castelo, Santarém e Porto reúnem-se ao final desta sexta-feira, 8 de fevereiro, no Seminário da Diocese de Santarém, onde permanecerão em comunhão, oração, convívio e aprendizagem, até domingo, dia 10. O motivo da reunião destes agentes é uma «Formação de formadores», que vai decorrer sob o tema «Da Missa à missão… A ação do acólito na comunidade».

 

Através desta iniciativa, os seus promotores pretendem «propor novos caminhos e novos recursos para que este serviço a Deus, à comunidade e aos irmãos permita aos acólitos terem uma ação forte na fé, alegre na esperança e ativa no amor», explicam os organizadores do encontro, em comunicado.

 

Os dinamizadores da iniciativa realçam que é «reconhecida pela Igreja a função e a importância dos acólitos nas celebrações eucarísticas», mas lamentam o facto de «muitas vezes esse serviço» se ficar «apenas `pelo altar´» e não sair «`porta fora´ para continuar e efetivar e a anunciar a alegria do Evangelho». Entre os oradores do encontro estão o cónego Francisco Couto e os sacerdotes Luís Leal, Carlos Martins e Nuno Queirós. A iniciativa é organizada pelo Serviço Nacional de Acólitos (SNA), do Secretariado Nacional de Liturgia.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.