+ infoAcontecer
Fátima
Historiador de arte intervém em Fátima
Texto J.B. | Foto DR | 02/06/2019 | 11:13
Pintura com representação de cordeiro a «breves momentos do sacrifício» será alvo de uma análise por um historiador de arte
imagem

Fernando Baptista Pereira, historiador de arte e museólogo, vai estar no Santuário de Fátima na próxima quarta-feira, 5 de junho, para dinamizar a segunda visita temática à exposição «Capela-Múndi», patente no Convivium de Santo Agostinho. A visita vai decorrer sob o tema «Imagens e histórias de devoção», entre as 21h15 e as 22h00, período durante o qual Fernando Baptista Pereira irá falar sobre a obra «Agnus Dei», presente naquela mostra. «Agnus Dei» trata-se de uma «pintura a óleo sobre tela, datada de cerca de 1680», da autoria de Josefa d`Ayala, considerada uma «reputada pintora do barroco português», referem os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

 

A pintura em análise «apresenta o símbolo iconográfico do Cordeiro de Deus, elemento de culto na literatura mística portuguesa e espanhola da época. A dimensão pascal da obra é sobrelevada através da figuração de um cordeiro de patas atadas, pousado sobre um balcão, a breves momentos do sacrifício. A cena surge enquadrada por festiva grinalda composta por diversidade de flores, cingindo a cartela de desenho oval e expressivos enrolamentos», lê-se numa nota do museu do templo mariano. Esta será a segunda de cinco visitas temáticas à exposição «Capela-Múndi» previstas para este ano pastoral. A entrada é livre.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.