+ infoAcontecer
Portugal
Estigma social gera debate em Coimbra
Texto J.B. | 10/06/2019 | 15:55
A iniciativa será orientada por especialista que dedica os seus trabalhos de investigação à exclusão social de pessoas com deficiência
imagem

Seminário na cidade de Coimbra vai abordar o «silenciamento das pessoas com Síndrome de Down e suas famílias», tanto em Portugal, como no Brasil. O seminário está agendado para a próxima quinta-feira, 13 de junho, e terá lugar na sala dois do Centro de Estudos Sociais (Alta), a partir das 14h30.

A iniciativa será também uma ocasião para «estimular o debate» sobre as «causas e consequências do estigma social dessas pessoas», explicam os serviços de comunicação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O encontro vai debruçar-se sobre várias questões: «A que atores sociais serve a manutenção da exclusão de pessoas com deficiência? [ou] Qual o papel dos cientistas sociais no rompimento de modelos que individualizam a vivência da deficiência privilegiando a opressão?»

A orientar este seminário vai estar Marina Dias de Faria, doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), cujos seus trabalhos de investigação «enfocam a exclusão social das pessoas com deficiência». O seminário vai decorrer com o tema «Opressão, silenciamento e invisibilização: quando corpo e cognição são estigmatizados».

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.