+ infoAcontecer
Fátima
Vida de Franciso Marto leva Fernando Rosas a Fátima
Texto J.B. | Foto Santuário de Fátima | 05/07/2019 | 08:43
O historiador Fernando Rosas vai intervir em Fátima num curso de verão dedicado à vida de Francisco Marto. Ao especialista vão juntar-se outros profissionais, de diversas áreas
imagem

A quarta edição dos cursos de verão do Santuário de Fátima arranca na próxima quarta-feira, 10 de julho, prolongando-se até à sexta-feira seguinte, dia 12. Desta vez, a iniciativa será dedicada a São Francisco Marto, uma vez que este ano se assinalam os 100 anos da sua morte. A formação terá lugar no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.

 

Ao longo de três dias, os participantes vão poder «conhecer o contexto histórico-social em que viveu» Francisco Marto, «compreender o seu percurso biográfico e religioso», «analisar as representações artísticas» referentes ao vidente, e também tomar conhecimento sobre a gripe pneumónica em Portugal.

 

É esperada a intervenção de Fernando Rosas, do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, de António Gomes Ferreira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, de José Manuel Sobral, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e de António Moiteiro Ramos, bispo de Aveiro, entre outros. O encontro contempla também uma visita à «Casa das Candeias – Núcleo Museológico da Fundação Francisco e Jacinta Marto», e ainda uma deslocação à casa de São Francisco e de Santa Jacinta Marto, em Aljustrel.

 

A iniciativa é especialmente dirigida a investigadores, alunos, docentes, formadores, educadores para a fé e outros agentes pastorais que queiram «estudar o fenómeno de Fátima». Os cursos de verão são dinamizados pelos membros do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima desde 2016. A participação na iniciativa é gratuita, mas carece de inscrição. O programa pode ser consultado online.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.