+ infoAcontecer
Portugal
Especialistas ibéricos em catequese reunidos em Braga
Texto J.B. | 10/07/2019 | 12:21
O encontro vai acontecer pela primeira vez e tem em vista o fomento de um «maior diálogo e cooperação» entre os dois países, no setor da catequese

Um encontro ibérico de especialistas em catequese arranca esta sexta-feira, 12 de julho, e prolonga-se até ao dia seguinte, na Faculdade de Teologia de Braga. «Esta é a primeira vez que se reúnem, deste modo, aqueles que trabalham a catequética no âmbito da Teologia, refletindo sobre a prática eclesial», destacou Luís Figueiredo Rodrigues, sacerdote e diretor-adjunto do Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia, organismo promotor do encontro.

 

De acordo com o responsável, o encontro, que vai decorrer com o tema «Uma catequese com sabor a Jesus Cristo», tem em vista «estabelecer pontes», a partir de «diferentes pontos de vista pastoral e académicos», assim como fomentar um «maior diálogo e cooperação entre os agentes de pastoral e teologia catequética» da Península Ibérica.

 

O primeiro dia do evento é exclusivamente dedicado aos catequetas da Península Ibérica, mas no dia seguinte, o Auditório Professor Manuel Isidro Alves, no Campus Camões, estará de portas abertas para qualquer pessoa, entre as 09h00 e as 13h00. Ao longo da manhã estarão em foco as «opções para a catequese em Portugal», entre outros assuntos.

 

É esperada a intervenção de António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, de Juan Carlos, diretor da especialidade de Teologia Catequética de San Dâmaso (Espanha), e de Tiago Neto, sacerdote e diretor do setor da catequese do Patriarcado de Lisboa.

 

A iniciativa conta com o apoio do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), e é o resultado do «desejo de uma maior aproximação entre os catequetas dos dois países ibéricos». O encontro deverá ser uma via para «nos entreajudarmos e estimularmos na missão de servir a Igreja através do nosso trabalho», destacou Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, em declarações aos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.