+ infoAcontecer
Portugal
Açores
Sopas do Espírito Santo asseguram tradição secular
Texto J.B. | 13/07/2019 | 09:15
Festas em honra da terceira pessoa da Santíssima Trindade conjugam a vertente popular, religiosa e identitária do povo açoriano
imagem

Um dos momentos altos das Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, nos Açores, acontece este sábado, 13 de julho, no Campo de São Francisco, com a distribuição de cerca de 13 mil «sopas do Espírito Santo», a partir das 12h00.

A iniciativa assegura assim uma «tradição secular que só é possível graças à generosidade dos doadores e das centenas de voluntários que colaboram na realização das festas, que vão já no 16.º ano consecutivo», destacam os serviços de comunicação da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que organiza o evento.

À semelhança dos anos anteriores, é esperada a participação milhares de pessoas. Além da população local, a iniciativa atrai emigrantes e turistas, e torna-se num momento de partilha e confraternização. A servir as sopas são estar os agrupamentos de escuteiros, apoiados, uma vez mais, acompanhados por funcionários da Câmara de Ponta Delgada.

As Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada conjugam o âmbito popular, religioso e identitário do povo daquela região. Segundo a população local, a receita das «sopas do Espírito Santo» integra «uma pitada de tradição, poderios de voluntários, uma punhado de solidariedade, partilha a gosto e uma nisca de alegria». A confeção da refeição passa por «juntar todos os ingredientes, adicionar a família e os amigos, dividir com amor, e saborear com respeito e moderação».

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.