+ infoAcontecer
Portugal
Alimentação debatida por peritos internacionais em Portugal
Texto J.B. | Foto DR | 16/07/2019 | 08:42
Autoridades governamentais e especialistas de diversos países vão rumar a Portugal, com vista à tomada de medidas que possam contribuir para a existência de sistemas alimentares sustentáveis
imagem

O «Fórum internacional – Territórios relevantes para sistemas alimentares sustentáveis» vai realizar-se em Portugal, mais precisamente no concelho de Idanha-a-Nova, entre a próxima quarta-feira, 17 de julho, e domingo, dia 21. Ao longo deste período, terá lugar um «intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre produtores», bem como «reuniões internas de agricultores familiares».

No decorrer do fórum serão também abordadas «políticas públicas locais para a sustentabilidade alimentar», indicam os promotores do evento. É esperada a intervenção de especialistas e de ministros da agricultura de países como Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, além de Portugal. O diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, também intervirá no encontro, assim como muitos outros responsáveis.

Os organizadores do evento lembram que a alimentação está «no centro do debate sobre a sustentabilidade no mundo», e que «não será possível alcançar a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e fornecer uma alimentação saudável à população mundial sem ter em conta os recursos naturais do planeta».

«O sistema alimentar mundial precisa, assim, de uma urgente mudança. Esta afirma-se no sentido da promoção ativa de sistemas alimentares territoriais baseados na agricultura familiar e em modos de produção sustentáveis que promovam a biodiversidade, os conhecimentos tradicionais e as dietas saudáveis», defendem os organizadores do fórum. Para os promotores do encontro, este «surge como resposta política capaz de articular de forma coerente, diversos atores e respetivos conhecimentos, e iniciativas em curso», com o propósito de promover «sistemas alimentares sustentáveis».

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.