Portugal
Algarve
Novo espaço promove sucesso escolar em Olhão
Texto J.B. | Foto DR | 09/08/2019 | 08:42
Academia prestes a abrir portas vai dedicar-se aos jovens que se encontram em risco de insucesso escolar, e irá desenvolver ações formativas
imagem

A «Academia para capacitação do/a jovem de Olhão» (AJO) é inaugurada na próxima segunda-feira, 12 de agosto, no Bairro 16 de Junho, ficando de portas abertas para adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 30 anos.

«O projeto AJO incide sobre a problemática social do insucesso escolar e profissional das crianças e jovens. Para tal, o espaço da Academia Jovem terá quatro valências: apoio ao estudo aos jovens em risco de insucesso e/ou abandono escolar, ações de formação/capacitação, atividades de ocupação dos tempos livres orientadas, e criação de projetos», indicam os membros da Associação Movimento Juvenil em Olhão (MOJU), responsáveis pelo projeto.

De acordo com Nuno António, coordenador da AJO, «o impacto gerado pelo projeto irá contribuir para o aumento das habilitações dos jovens da área de intervenção, para diminuir o desemprego juvenil e para promover a sua participação ativa na sociedade, aliando o desenvolvimento de competências a um maior bem-estar e à adoção de estilos de vida mais saudáveis».

Para Catarina Arraes, presidente da MOJU, «o envolvimento dos jovens no desenvolvimento das suas comunidades é fundamental para aumentar o sentimento de pertença e para promover uma cidadania ativa». «Este envolvimento não deve ser visto apenas como um apoio a atividades voltadas para os jovens, mas sim numa dimensão mais ampla, onde a juventude tem um papel ativo e é um ator fundamental no desenvolvimento da comunidade», destacou a responsável, citada pelo jornal `Sul Informação´.

O plano de trabalhos do projeto AJO vai ser desenvolvido durante três anos, depois de ter arrancado no início deste ano. A iniciativa conta com a parceria estratégica do Município de Olhão enquanto investidor social. O projeto é cofinanciado no âmbito do programa «Parcerias para o impacto – Portugal inovação social», ao abrigo dos fundos comunitários do CRESC Algarve 2020.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.