+ infoAcontecer
Portugal
Artesanato leva povos do mundo a Barcelos
Texto J.B. | Foto Município de Barcelos | 14/08/2019 | 11:03
A presença de cidadãos da Bulgária e de elementos de ranchos folclóricos nacionais e internacionais são uma novidade num dos «mais antigos» eventos nacionais
imagem

Com o objetivo de promover o artesanato e os artesãos, está em curso a 37.ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, até quinta-feira, 15 de agosto, no Parque da Cidade. O certame é considerado o «evento do ano na área do artesanato, afirmando Barcelos como Cidade Criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O evento leva até à cidade «muitos milhares de pessoas», e, este ano, conta com a «presença de uma representação da Cidade Criativa de Gabrovo, da Bulgária».

A iniciativa reúne «mais de 130 artesãos, 86 dos quais de Barcelos». Aquela que é considerada como a «maior mostra de criatividade em Portugal» é mais uma vez vista como «um palco de criatividade e de afirmação de Barcelos como grande polo criativo das artes e ofícios tradicionais em Portugal, nos domínios tradicionais e no artesanato contemporâneo», mas também no setor gastronómico.

Com «140 stands», o evento é «um dos mais antigos do país», e conta com a «presença dos mais importantes artesãos de cada setor do artesanato», retratando «toda a riqueza da arte e do trabalho tradicional», conforme destacam serviços de comunicação municipais. A gastronomia também assume uma «forte presença» no evento, onde se destacam os «pratos tradicionais».

 

O certame ontempla também «arruadas pelos grupos folclóricos e etnográficos», animação de rua, momentos de música e workshops diários dinamizados por artesãos do concelho. O evento visa «promover o artesanato e os artesãos, (…) afirmando Barcelos como capital do artesanato». A mostra conta com entrada livre e está de portas abertas desde o passado dia 2 de agosto. Em dias úteis, o certame pode ser visitado das 18h00 às 24h00. A 15 de agosto a mostra está de portas abertas entre as 16h00 e as 24h00.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.