+ infoAcontecer
Fátima
Peregrinação internacional aniversária de agosto
Refugiados são «povo de seres humanos maltratados»
Foto Santuário de Fátima | 13/08/2019 | 10:01
Cardeal canadiano pediu em Fátima a oração de todos os cristãos por todos aqueles que são obrigados a abandonar as suas casas em busca de melhores condições de vida
imagem

Palavras do Papa Francisco relativas ao drama vivido por migrantes e refugiados foram lembradas na noite da última segunda-feira, 12 de agosto, na peregrinação internacional aniversária a Fátima. «São os últimos enganados e abandonados a morrer no deserto; são os últimos torturados, abusados e violentados nos campos de detenção; são os últimos que desafiam as ondas dum mar impiedoso; são os últimos deixados a morrer em acampamentos de acolhimento», citou Marc Ouellet, cardeal canadiano, que preside às celebrações em Fátima.

O também prefeito da Congregação para os Bispos deixou na Cova da Iria palavras de alento para os migrantes. «Caros amigos migrantes e refugiados, possais vós encontrar, nas vossas peripécias de viagem até à Cidade que Deus prepara para os seus filhos, o testemunho da caridade dos cristãos e dos não-cristãos a fim de conservardes a vossa esperança ao longo do caminho», disse o cardeal, citado pela agência Ecclesia.

Marc Ouellet lembrou a preocupação que Deus tem sempre para com os «mais frágeis», em particular, com os migrantes e estrangeiros, e pediu a oração por todos quantos se veem obrigados a deixar os seus países em busca de melhores condições de vida. «O povo dos migrantes e refugiados é um povo de seres humanos vulneráveis, descartados, maltratados e desprezados como foi o crucificado. A vossa solidariedade para com todos, que manifestais através desta peregrinação, é um sinal dos tempos e um sinal de Deus que entra em ação na história», disse.

Concelebrou a Eucaristia o cardeal António Marto, três bispos e 72 sacerdotes. De acordo com o Santuário de Fátima, no recinto de oração marcaram presença 50 grupos de peregrinos organizados, oriundos de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, Malta, Brasil, Estados Unidos da América, Costa do Marfim, Senegal, Vietname e Malásia.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.