+ infoAcontecer
Fátima
Peregrinação internacional aniversária de agosto
Resgate da GNR no Mediterrâneo elogiada em Fátima
Texto J.B. | Foto Santuário de Fátima | 13/08/2019 | 15:12
Cardeal António Marto elogiou em Fátima a GNR, pelo resgate de migrantes no Mar Mediterrâneo. O bispo de Leiria-Fátima agradeceu ainda a deslocação de todos quantos peregrinaram à Cova da Iria, apesar da greve dos camionistas
imagem

A ação da Guarda Nacional Republicana (GNR) levada a cabo nos últimos dias no Mar Mediterrâneo para resgatar mais de 100 migrantes que tentavam chegar à Europa oriundos da costa do Norte de África, foi motivo de elogio e agradecimento por parte de António Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima, ao final da manhã de terça-feira, 13 de agosto, dia de conclusão da peregrinação internacional aniversária de agosto.

«Neste dia não posso deixar de exprimir o louvor e gratidão pelo gesto da Guarda Nacional Republicana nas águas do Mediterrâneo, que resgatou mais de uma centena de refugiados», referiu o cardeal no Santuário de Fátima. «É um gesto e um sinal muito belo de solidariedade e de coragem que honra a ação da GNR», frisou o responsável, no final da Eucaristia que concluiu a jornada.

Segundo António Marto, esta peregrinação é uma ocasião para se tomar a «consciência de que os migrantes e os refugiados não são objeto de mercadoria, nem bode de expiação para os males da sociedade». «São irmãos e irmãs que devem ser acolhidos e amados», enfatizou o cardeal, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

A greve dos camionistas de matérias perigosas também foi alvo de alusão por António Marto, que agradeceu a deslocação dos fiéis até à Cova da Iria. «Viestes em grande número, em número significativo e nem sequer a greve vos desanimou. Aqui fica o meu agradecimento pelo vosso testemunho de fé corajosa, mesmo quando é posta à prova», disse o cardeal, acrescentando que «Fátima é um lugar privilegiado de graça, de consolo e de esperança». De acordo com os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, participaram nas celebrações do dia 13 de agosto cerca de 80 mil fiéis. A Eucaristia foi concelebrada por 99 sacerdotes, quatro bispos e dois cardeais.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.