+ infoAcontecer
Fátima
Curso de Missiologia
«Uma relação de amor dá-nos outra capacidade»
Texto Juliana Batista | Foto Ana Paula | 28/08/2019 | 11:16
Os efeitos do amor nas relações humanas são transformadores e dão aos seres humanos «uma outra capacidade», defendeu em Fátima Teresa Messias, doutora em Teologia Espiritual
imagem

A presença do amor nas relações inter-pessoais é apenas um dos muitos pontos que está em análise no Curso de Missiologia, que decorre esta semana em Fátima. Nesta quarta-feira, 28 de agosto, os cerca de 60 formandos naturais de pontos tão diversos do mundo, escutam Teresa Messias, doutora em Teologia Espiritual e professora no ensino superior, que leva até à Cova da Iria o tema `Espiritualidade missionária´.

 

«A espiritualidade transforma a pessoa que se encontra com Cristo. Transforma em vários níveis que compõem a sua dimensão pessoal: emocional, afetivo, racional espiritual, e, inclusivamente, mesmo a nível biológico. Nós sabemos que o amor é transformativo. As relações de amor curam, transformam, os psicólogos sabem disso. Uma relação de ódio desfaz-nos, destrói-nos. Uma relação de aceitação e de amor constrói-nos e dá-nos uma outra capacidade», explicou a especialista aos participantes.

 

A docente destacou a capacidade que a mensagem cristã tem para dar aos seus seguidores uma perspetiva global. «Cristo transforma-nos nesta relação de espiritualidade, mas não sozinhos. Transforma-nos, em primeiro, pessoalmente, para nos abrir a uma nova forma de estarmos no mundo. Abre-nos aos outros e abre-nos ao contexto histórico e social do mundo. Portanto, transforma-nos a nós e transforma o mundo. (…) A espiritualidade cristã é transformativa da pessoa e do mundo. Alarga e transborda. Cristo abre-nos imediatamente para um mundo mais vasto, para os horizontes universais que compõem o mundo e todas as criaturas do mundo», frisou a responsável.

 

Entre a vasta audiência que escuta Teresa Messias está Hélida Correia, uma religiosa de 35 anos de idade da congregação Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus. Natural de Cabo Verde, a irmã Hélida partirá em missão até ao final do ano, pela primeira vez. O destino é Timor-Leste. «O meu coração já está lá», afirma a religiosa de sorriso largo, que prepara a sua missão estudando a história, geografia e outras características do país que está prestes a acolhê-la. O Curso de Missiologia prossegue até sábado, 31 de agosto, nas instalações dos Missionários da Consolata.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.