+ infoAcontecer
Fátima
«Encontros na basílica»
Obras de compositores franceses ecoam em Fátima
Texto J.B. | Foto DR | 02/09/2019 | 08:49
Antes do recital, terá lugar uma palestra dedicada à espiritualidade de São Francisco Marto, conduzida por Pedro Valinho Gomes, doutor em Filosofia
imagem

O organista António Mota vai estar no Santuário de Fátima no próximo domingo, 8 de setembro, para interpretar «temas de compositores/organistas franceses da primeira metade do século XX, com algum ênfase em Louis Vierne (organista titular em Notre-Dame, Paris, desde 1900 até à sua morte)». O momento musical terá lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e será precedido de uma conferência, que iniciará pelas 15h30.

 

A palestra será dinamizada por Pedro Valinho Gomes, doutor em Filosofia. O especialista vai orientar uma conferência subordinada ao tema `Francisco Marto, peregrinação interior´. «Francisco foi um menino do interior. Caminhou por dentro, decidido, ao encontro do Olhar silencioso que fez repousar sobre ele a sua amizade. A sua vida não foi mais do que um encontro só. Foi só essa amizade. Foi tudo, portanto. Olhar a vida do Francisco é fazer caminho de conversão. E a conversão, ensina o Francisco, não é mais do que deixar a vida ser preenchida até à última célula pela amizade do Deus belo e bom. É peregrinação interior», lê-se na sinopse da palestra.

 

A conferência e o recital dão forma à quarta edição deste ano pastoral da iniciativa «Encontros na basílica». A dinâmica é uma «proposta de reflexão sobre Fátima, que o santuário está a dinamizar durante o atual triénio (2017-2020)», conforme explicam os serviços de comunicação do templo da Cova da Iria. A entrada é livre.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.