+ infoAcontecer
Fátima
Dia pelo Cuidado da Criação assinalado em Fátima
Texto J.B. | Foto Santuário de Fátima | 02/09/2019 | 10:31
«Não somos criadores, mas sim cuidadores do mundo», disse o capelão do Santuário de Fátima naquele templo mariano, numa manhã que também ficou marcada pela nomeação do arcebispo português José Tolentino Mendonça como cardeal
imagem

A humildade é uma virtude «difícil de viver», porque ao «torná-la notável, estamos a anulá-la», exemplificou Francisco Pereira, capelão do Santuário de Fátima, na Eucaristia a que presidiu na manhã do último domingo, 1 de setembro, no recinto de oração do Santuário de Fátima. «Não podemos dizer `vejam como sou humilde´, e cair numa humildade de fachada», advertiu o sacerdote.

«A humildade nasce do amor, da compreensão relativamente aos outros e da exigência connosco próprios, procurando fazer sempre o melhor», frisou Francisco Pereira, convidando os cristãos a «trabalhar diligentemente para o bem comum».

Na data em que se assinalou o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o sacerdote deixou um apelo. «Somos todos iguais, e não somos criadores mas sim cuidadores do mundo, para que os nossos descendentes possam viver a beleza de forma plena, para que não esgotemos a obra de Deus de forma egoísta.»

A celebração contou com a participação de «milhares de peregrinos». Fizeram-se anunciar nos serviços do Santuário de Fátima «18 grupos» de fiéis. Este domingo ficou também marcado pela nomeação de José Tolentino Mendonça, arcebispo português de 53 anos de idade, como cardeal. O consistório para a criação de 13 novos cardeais (dez eleitores) vai acontecer no próximo mês, no Vaticano.

«No próximo dia 5 de outubro vou presidir a um consistório para a nomeação de dez novos cardeais, cuja proveniência exprime a vocação missionária da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra», disse o Papa Francisco, depois da recitação dominical da oração do ângelus.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.