+ infoAcontecer
Fátima
Livros que conduzem a Fátima apresentados na Cova da Iria
Texto J.B. | Foto Santuário de Fátima | 05/09/2019 | 12:18
Roteiros iniciam em Lisboa, Nazaré e Valença e chegam ao fim no Santuário de Fátima. No percurso destaca-se a paisagem, o património e também a cultura
imagem

Três roteiros dos Caminhos de Fátima vão ser apresentados no templo da Cova da Iria, no próximo dia 12 de setembro, pelas 15h00, em sessão pública. As publicações reúnem a «marcação dos três caminhos mais frequentados pelos peregrinos, até ao Santuário de Fátima, com indicações sobre o património cultural e religioso», explicam em comunicado os responsáveis pelo projeto.

Os roteiros, um deles a partir de Lisboa, outro de Nazaré, e um outro de Valença, todos eles com destino ao Santuário de Fátima, visam «disponibilizar, de forma sistemática, ampla e gratuita, informação completa sobre estes percursos, com destaque para a paisagem, o património, a cultura e as ambiências locais».

As três publicações foram impressas em Português, Inglês e Espanhol, e fornecem aos leitores cartografia associada a cada um dos percursos, assim como descrições relativas a cada um dos trajetos.

No fim de cada publicação existem informações referentes ao Santuário de Fátima, um espaço considerado «emblemático onde a religião e a arte se entrelaçam». As obras fornecem ainda uma descrição das basílicas do santuário e da Capelinha das Aparições, não esquecendo a simbologia de cada um destes espaços.

Os Caminhos de Fátima consistem numa rede de percusos religiosos e culturais que iniciam em diversas regiões e que culminam na Cova da Iria, promovendo entre quem os coloca em prática, uma «espiritualidade», em consonância com a natureza e as vivências religiosas e culturais.

Os roteiros resultam de uma iniciativa do Centro Nacional de Cultura, concretizada no contexto do Programa Valorizar (Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior), apoiado pelo Turismo de Portugal.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.