+ infoAcontecer
Mundo
Cimeira lança apelo global para proteção da Amazónia
Texto F.P. | Foto Uederson de Amadeu Ferreira | 06/09/2019 | 07:02
Reunião entre líderes de seis países latino-americanos vai apelar à união de esforços para a conservação e proteção da floresta, afetada pelo desmatamento e pelos incêndios
imagem
A cimeira sobre a Amazónia, que reunirá os líderes de seis países latino-americanos na cidade colombiana de Letícia, esta sexta-feira, 6 de setembro, servirá de base para o lançamento de um apelo global à união de esforços para a conservação e proteção da floresta, fustigada por incêndios e pelo desmatamento, adiantou o ministro das Relações Exteriores da Colômbia.

Segundo Carlos Holmes Trujillo, neste encontro, convocado de emergência, vai ser estabelecido o Pacto de Letícia pela Amazónia, onde constarão «ações concretas» e uma carta de compromissos para os países amazónicos, da região e da comunidade internacional para proteger a maior floresta tropical do mundo, essencial para o equilíbrio climático.

«Será feita uma grande convocação global para avançar nas atividades regionais para conservação, desenvolvimento tecnológico, coordenação de ações para a preservação da Amazónia», explicou o governante.

O Brasil engloba 60 por cento da floresta amazónica, estando a restante área distribuída pela Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além da Guiana Francesa. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, não vai estar na reunião por questões médicas, mas já anunciou que irá participar por vídeo-conferência.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.