+ infoAcontecer
Portugal
Reclusos peregrinam a Fátima
Texto J.B. | Foto «Pastoral Penitenciária» | 08/09/2019 | 09:27
Peregrinação da Pastoral Penitenciária conta com momentos de reflexão, oração, convívio e partilha, e vai envolver todos quantos se movem em meio prisional
imagem

A quarta edição da Peregrinação Nacional da Pastoral Penitenciária ao Santuário de Fátima vai realizar-se no próximo dia 14 de setembro, entre as 11h00 e as 17h00. A jornada é dirigida a reclusos em condições de beneficiarem de licença de saída jurisdicional ou de licença de saída de curta duração, bem como aos seus familiares, ex-reclusos e suas famílias, assistentes espirituais e religiosos prisionais, assim como colaboradores, voluntários, dirigentes das prisões, guardas prisionais, técnicos que trabalham nas prisões, familiares de todos estes agentes e todos os simpatizantes deste setor da Igreja Católica.

 

A peregrinação vai decorrer com o tema «Peregrinos missionários: todos, tudo, sempre!» O mote surge no contexto do Ano Missionário, dinamizado pela Conferência Episcopal Portuguesa, e do Mês Missionário Extraordinário, proposto a toda a Igreja pelo Santo Padre. A jornada contempla diversos momentos, como uma peregrinação simbólica e uma recitação do terço.

 

A Eucaristia que marcará o encontro terá lugar na Capelinha das Aparições e será presidida pro Joaquim Mendes, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana. Para que os participantes possam viver momentos de convívio, está previsto um piquenique partilhado.

 

Entre o programa destaca-se a sessão comemorativa do décimo aniversário do Decreto-Lei n.º 252/2009 sobre «Assistência Espiritual e Religiosa nos Estabelecimentos Prisionais», que terá lugar no Hotel Santo Amaro, às 15h30. A iniciativa é dinamizada pelos membros da coordenação nacional da Pastoral Penitenciária de Portugal.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.