+ infoAcontecer
Mundo
Alemanha prepara-se para proibir sacos de plástico no comércio
Texto F.P. | Foto Anja | 09/09/2019 | 17:32
Projeto de lei já está pronto para ser aprovado pelo governo e prevê multas que podem chegar aos 100 mil euros. Comerciantes terão um período de seis meses para esgotar as existências
imagem
O governo alemão pretende proibir o uso de sacos de plástico descartáveis que são vendidos nos estabelecimentos comerciais já a partir do próximo ano, no âmbito de um projeto apresentado pela ministra do Ambiente, Svenja Schulze. A medida abrange até os sacos feitos à base de material biológico e biodegradável.

Segundo a imprensa alemã, a nova lei, que tem ainda que ser aprovada pelo executivo, prevê multas até 100 mil euros para quem infringir as normas, e não abrange as bolsas de plástico mais finas que se encontram normalmente nas zonas de frutas e verduras.

O ano passado, cada alemão usou em média 24 sacos de plástico descartáveis, uma cifra inferior ao objetivo da União Europeia, que pretende limitar o uso a um máximo de 40 sacos por ano, até 2025. Desde que passou a pagar-se pelos sacos de plástico no comércio, o uso das bolsas reutilizáveis na Alemanha aumentou para um média anual de 37 por pessoa, revelou a ministra alemã.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.