+ infoAcontecer
Fátima
Exposição dedicada à Amazónia abre em Fátima
Texto J.B. | Foto Francisco Pedro | 02/10/2019 | 16:29
Mostra reúne fotografias dos Yanomami e objetos utilizados por aquele povo em atividades como a caça e a pesca. A iniciatica «Chá com arte» vai inaugurar a exposição
imagem

A exposição temporária «Amazónia» fica de portas abertas ao público a partir das 17h00 da próxima quarta-feira, 9 de outubro, no Consolata Museu, em Fátima. A exposição debruça-se sobre o povo Yanomami, que vive em casas comunitárias, conhecidas como malocas, «construídas com madeiras, cipós, esteios, folhas e barros amassados». A maloca tem «normalmente uma só porta, servindo para todas as pessoas da comunidade, composta por vários grupos, onde habitam em comum entre 10 a 40 famílias», destacam os responsáveis pelo espaço museológico dos Missionário da Consolata.

A mostra conta com fotografias de Francisco Pedro, jornalista que atualmente exerce as funções de diretor executivo na revista `Fátima Missionária´, e autor do livro «Filhos da Amazónia, diário de um jornalista na terra dos índios». Às fotografias somam-se «objetos Yanomami, do acervo do museu, habitualmente em reserva», que dão «testemunho de atividades relacionadas com a caça, pesca, alimentação, adornos, entre outras».

A inauguração da mostra será uma ocasião para a dinamização de mais uma edição da iniciativa «Chá com arte», onde após a degustação de chá e de biscoitos, terá lugar um momento de conversa com o jornalista Francisco Pedro e com André Ribeiro, sacerdote missionário da Consolata, «recém-chegado da Missão Catrimani da Amazónia brasileira, para partilhar experiências, e abordar os problemas ecológicos e de direitos humanos, sentidos neste momento no Brasil».

Com o nome «Amazónia | Yanomami, os guardiões da `Casa Comum´» a mostra poderá ser visitada até ao dia 9 de novembro. Em outubro a exposição poderá ser conhecida das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Em novembro, a mostra poderá ser visitada das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, sendo que o Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia se encontra encerrado à segunda-feira.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.