+ infoAcontecer
Portugal
Procissão de velas volta a unir açorianos a 12 de outubro
Texto J.B. | Foto Lusa | 10/10/2019 | 08:42
A Mensagem de Fátima vai reunir novamente cristãos de três paróquias açorianas, que se preparam para dinamizar três procissões de velas e uma Missa campal conjunta
imagem

Três paróquias da Ilha Terceira, nos Açores, preparam-se para voltar a celebrar de forma conjunta uma procissão de velas em honra de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no próximo sábado, 12 de outubro, às 20h00. As três procissões deverão sair das respetivas igrejas à mesma hora, em direção ao Largo do Recanto, local de convergência das três paróquias, onde terá lugar uma Missa campal.

«Este ano vai ser especial porque vai ser no sábado. Estamos a preparar tudo, envolvendo o Movimento da Mensagem de Fátima das três paróquias, e, por isso, estamos a contar com uma boa adesão», disse José Júlio Rocha, pároco de paróquias açorianas e assistente diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima, em declarações ao portal `Igreja Açores´.

Esta celebração remonta à década de 60, do século XX, por ocasião da guerra colonial. Na noite de 12 de outubro, a população da ouvidoria da Ilha Terceira reunia-se para rezar pelo fim da guerra e pelo regresso a salvo dos militares daquela região que estavam no Ultramar. Depois da procissão de velas acontecia um sermão, agora substituído por uma Missa campal, com a presença das três imagens pertencentes às respetivas igrejas paroquiais. Os grupos corais das três paróquias vão juntar-se para animar a concelebração que reúne os dois sacerdotes que servem nas três paróquias.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.