+ infoAcontecer
Fátima
Jornadas ajudam catequistas a renovar a fé
Texto J.B. | 24/10/2019 | 16:17
Catequistas são chamados a inovar nos seus encontros com as crianças e adolescentes, para ajudar a sociedade a recuperar-se «das suas muitas feridas»
imagem

As Jornadas Nacionais de Catequistas podem levar até à cidade Fátima cerca de 700 participantes, entre esta sexta-feira, 25 de outubro, e o próximo domingo, dia 27. O encontro vai decorrer com o tema «Uma catequese inovadora», no Centro Pastoral Paulo VI. A propósito deste lema, Cristina Sá Carvalho, diretora do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã, refere que a catequese «deve constituir-se como um processo educativo amplo», com uma forma «muito personalizada», o que exige «criatividade» e «inovação, porque cada pessoa é única».

 

No caso dos adolescentes, um público que estará em foco no encontro, Cristina Carvalho defende que a personalização e a inovação a adotar com esta faixa etária «parecem exigir uma catequese de co-construção entre catequista e catequizandos, de verdadeira partilha, de responsabilização dos mais novos, de experiência e de projeto conjunto de construção do Reino»

 

Tal significa «implementar a catequese de uma forma nova que desejamos que também seja inovadora no sentido de trazer à Igreja e à sociedade os novos frutos da fé que o mundo precisa para se revitalizar e para recuperar das suas muitas feridas». Cristina Sá Carvalho espera que os catequistas possam sair destas jornadas «renovados na sua fé e no seu entusiasmo». Em Portugal são «cerca de 60.000» aqueles que se dedicam à catequese.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.