+ infoAcontecer
Fátima
«Precisamos de algo que a natureza não dá»
Texto J.B. | Foto Santuário de Fátima | 28/10/2019 | 15:26
A peregrinação de cristãos de Viana do Castelo até Fátima foi uma ocasião para o bispo diocesano lembrar aos fiéis que os seres humanos precisam de uma dimensão sobrenatural
imagem

Cada ser humano necessita de uma dimensão sobrenatural para não ficar apenas entregue à sua «condição humana, frágil, limitada, e sujeita a tantas dificuldades que podem destruir» a sua existência. Por isso, é necessário «algo que a natureza não dá», acredita Anacleto Oliveira, bispo na diocese de Viana do Castelo.

As palavras do prelado foram proferidas na Eucaristia a que presidiu na manhã do último domingo, 27 de outubro, no recinto de oração do Santuário de Fátima. Segundo o bispo, os três pastorinhos relatam uma mensagem muito «simples que condensamos em duas palavras: oração e conversão». «Conversão é ato permanente em que eu deixo de olhar apenas para mim próprio e me volto para a fonte da vida que é Deus e são os outros, para os quais eu vivo, os outros que Deus coloca no meu caminho, porque se eu não me dou ao outro, tenho uma vida falhada», alertou.

Já a oração constitui «uma das expressões mais ricas e completas, porque inclui a conversão, uma vez que eu volto-me para Deus, e em Deus eu volto-me para o outro, para todos os que Deus ama, a começar pelos que andam fora dos Seus caminhos», explicou o bispo, que se deslocou à Cova da Iria no âmbito da peregrinação da sua diocese a Fátima.

A jornada foi uma ocasião para comemorar os 40 anos da criação da diocese de Viana do Castelo. A celebração contou com a presença de diversos grupos de peregrinos, de que é exemplo o grupo Legião de Maria, que pelo 50.º ano consecutivo ruma à Cova da Iria, algo que assume uma dimensão especial este ano visto que o grupo comemora os seus 70 anos de implementação em Portugal, conforme destacam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Entre a próxima sexta-feira, 1 de novembro, e a Páscoa está vigente no Santuário de Fátima o horário de inverno. Ao longo deste período a celebração da Eucaristia das 11h00, de segunda a sexta-feira, passa a acontecer na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Aos sábados e domingos a Eucaristia terá lugar na Basílica da Santíssima Trindade.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.