+ infoAcontecer
Fátima
Nova exposição abre no Santuário de Fátima
Texto J.B. | Foto Ana Paula | 29/11/2019 | 15:27
«Jornada de apresentação do ano pastoral» no Santuário de Fátima prevê a inauguração de uma exposição, a veneração junto aos túmulos dos pastorinhos, a intervenção de António Marto, e um momento dedicado aos voluntários daquele templo mariano
imagem

O Santuário de Fátima prepara-se para apresentar o novo ano pastoral, que terá como tema «Dar graças por viver em Deus». A jornada de apresentação está agendada para o próximo sábado, 30 de novembro, e terá início com a inauguração da exposição temporária do Museu do Santuário. Com o nome «Vestida de Branco: exposição comemorativa do centenário da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima», a mostra será apresentada às 14h30, no Convivium de Santo Agostinho, situado no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

 

Mais tarde, pelas 15h30, o Centro Pastoral de Paulo VI acolherá uma sessão, protagonizada por diversas entidades. Será uma ocasião para escutar as palavras de António Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima, que preside à jornada. Estão ainda previstas as intervenções de Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima, e do cónego João Aguiar Campos.

 

Às 18h00 terá lugar um momento de veneração junto aos túmulos dos Santos Francisco e Jacinta Marto, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, seguindo-se uma Eucaristia, que será presidida por Carlos Cabecinhas. Durante esta celebração, os voluntários serão «convidados a assumir ou a renovar o `Compromisso do voluntário´», algo que se constitui como uma «novidade» nesta jornada.

 

De acordo com os serviços de comunicação do templo mariano, «são cerca de 350 os voluntários que atualmente colaboram no Santuário desde a Liturgia ao acolhimento passando pela comunicação, entre outros serviços». Neste novo ano pastoral, o Santuário de Fátima afirma que «irá procurar ser um espaço onde cada peregrino sinta este chamamento [à santidade], encarnando-o no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades».

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.