+ infoAcontecer
Portugal
Alterações climáticas reúnem especialistas em Lisboa
Texto J.B. | Foto Lusa | 29/11/2019 | 08:48
Conferência na capital portuguesa vai identificar problemas e apresentar recomendações que contribuam para atenuar ou evitar as consequências das alterações climáticas
imagem

Especialistas em alterações climáticas e migrações preparam-se para intervir na conferência «A travessia – Refugiados climáticos, que futuro?» A iniciativa terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no próximo sábado, 30 de novembro, entre as 09h30 e as 17h00.

 

O encontro contará também com os contributos de Amali Tower, fundadora da Climate Refugees, João Antunes, representante dos Médicos Sem Fronteiras em Portugal, e de Cláudia Pereira, Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, entre outros profissionais. A iniciativa será uma ocasião para abordar as alterações climáticas e o deslocamento forçado, assim como as respostas a dar aos refugiados ambientais.

 

Além das palestras e dos momentos de debate, está prevista a apresentação de uma exposição dedicada às alterações climáticas, e uma mensagem em vídeo de António Vitorino, diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

 

A iniciativa será uma ocasião para analisar «dados que os estudos e estatísticas recentes» mostram e «apontar caminhos para políticas públicas à altura deste grande desafio, que pode inclusivamente afetar diretamente» cada pessoa, uma vez que qualquer cidadão se pode tornar «subitamente um deslocado interno ou refugiado», lê-se numa nota de divulgação da conferência, que adianta que o encontro «pretende sinalizar problemas e apresentar recomendações, que serão disseminadas no final» da iniciativa.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.