+ infoAcontecer
Portugal
Sé de Leiria torna-se mais inclusiva
Texto J.B. | Foto Manuel V. Botelho | 02/12/2019 | 17:34
Templo religioso vai passar a disponibilizar guiões em braille e texto aumentado, de modo a conseguir chegar até qualquer pessoa
imagem

A Sé de Leiria acolhe o projeto «Comunicação inclusiva no espaço litúrgico: identificação dos espaços», pelas 10h00 desta terça-feira, 3 de dezembro, data em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O lançamento desta iniciativa vai contar com a presença de António Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima.

 

Este projeto conta com a sinalética de todos os espaços litúrgicos, dois guiões em braille com imagens em relevo, outro com o sistema pictográfico para a comunicação (texto aumentado e pictogramas), «podendo ser lidos por pessoas cegas, surdas, e com incapacidade intelectual», indicam os serviços de comunicação da diocese de Leiria-Fátima.

 

O projeto foi desenvolvido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS – IPLeiria), o Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria (IPLeiria), Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, a paróquia de Leiria e a diocese de Leiria-Fátima.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.