+ infoAcontecer
Fátima
Famílias convidadas a rezar pelo amor
Texto J.B. | Foto A.T. | 30/12/2019 | 11:08
Santuário de Fátima distribuiu pelos peregrinos uma pagela, convidando os fiéis a rezar pela união e pelo amor entre as famílias de todo o mundo
imagem

Em pleno Dia da Sagrada Família, todos quantos peregrinaram ao Santuário de Fátima foram lembrados das «dificuldades e vicissitudes vividas por Jesus, Maria e José nos primeiros anos da vida do Menino». Apesar das contrariedades, foi na «escuta de Deus» que esta família conseguiu «descobrir o rumo a seguir, mesmo em condições difíceis», demonstrou Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, na Missa a que presidiu naquele templo na manhã do último domingo, 29 de dezembro.

O sacerdote apresentou aos fiéis a família enquanto «lugar por excelência da ternura», uma vez que é no seu seio que «cada um dos seus membros se sente amado, lugar em que as esposas e os maridos expressam mutuamente o amor que os une, espaço onde os filhos, fruto do amor, se sabem amados e aprendem a amar, lugar onde os pais, sobretudo quando envelhecem, recebem o carinho e a atenção dos filhos, como recomendava a primeira leitura».

Carlos Cabecinhas apresentou ainda famílias como «lugar de perdão». «É inevitável que haja momentos em que nos sentimos feridos pelas atitudes dos outros, como é inevitável que aqueles com quem vivemos se sintam feridos ou ofendidos com atitudes nossas, sem que, muitas vezes, disso nos demos conta», disse o religioso, acrescentando que o «perdão, dado e recebido, é absolutamente fundamental para a vida em comum, porque sem a humildade para pedir perdão e para perdoar, a vida com os outros torna-se um verdadeiro inferno e o perdão aprende-se na família».

Os responsáveis pelo Santuário de Fátima aproveitaram a efeméride para convidar os cristãos a renovar a promessa de amor familiar, e procederam à oferta de uma pagela com a respetiva oração. As famílias foram depois convidadas a rezar pela união, e pelo amor. A celebração chegou ao fim com o gesto de osculação da imagem do Menino Jesus, conforme destacam os serviços de comunicação do santuário.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.