+ infoAcontecer
Portugal
Mártires de Marrocos lembrados em Coimbra
Texto J.B. | 14/01/2020 | 15:04
Colóquio na cidade dos estudantes vai recordar o martírio de cinco frades franciscanos, e contará com o contributo de diversas personalidades
imagem

Os 800 anos do martírio de cinco frades franciscanos, cujas relíquias se encontram no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra desde 1220, dando sentido às manifestações devocionais em torno destes, vão ser celebrados na próxima quinta-feira, 16 de janeiro, através da realização do «Colóquio mártires de Marrocos», que tem como mote «Evocação dos 800 anos do martírio».

O encontro terá lugar no Colégio de Santo António da Pedreira, em Coimbra, entre as 10h00 e as 18h30, e será uma ocasião para analisar este acontecimento, a partir de «diferentes abordagens ao tema, no âmbito da História, da História da Arte, da Filologia e da Antropologia», conforme explicam os organizadores do colóquio, em comunicado.

A iniciativa será uma oportunidade para tecer uma análise ao contexto histórico do Reino de Portugal e ao enquadramento urbano e eclesiástico da cidade de Coimbra, no século XIII. Serão ainda analisados os «textos hagiográficos responsáveis pela fixação dos modelos da iconografia dos santos mártires, que permitem explicar a evolução do culto das suas relíquias, e sobre os restos ósseos preservados na arca relicário desses santos e analisados pela osteologia». O programa detalhado pode ser consultado online.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.