+ infoAcontecer
Fátima
Associação humanitária visita Santuário de Fátima
Texto J.B. | Foto Ana Paula | 12/02/2020 | 15:56
O cardeal António Marto recebeu uma delegação internacional dos Rotários, e destacou o papel da associação perante um mundo «fragmentado» e «mergulhado numa cultura da indiferença»
imagem

O Santuário de Fátima recebeu a visita de Mark Maloney, presidente do Rotary Internacional, e de quatro governadores de clubes rotários de Espanha e de Portugal, ao final da tarde da última terça-feira, 11 de fevereiro. O grupo foi recebido por António Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima, que disse que a atividade rotária é a «expressão de uma cultura do encontro e da solidariedade tão necessária num mundo particularmente fragmentado como o nosso».

«O mundo vive mergulhado numa cultura da indiferença e é preciso quem faça pontes. Os rotários são a expressão desta cultura do encontro», disse o cardeal, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Mark Maloney destacou que o seu mandato tem precisamente como lema o encontro e a «conexão uns com os outros». «Nesta visita ao santuário emocionou-me muito a forma como Nossa Senhora de Fátima liga o mundo e, nós que somos 1,2 milhões, disponíveis para servir, queremos muito promover este encontro», referiu o responsável, adiantando que as «periferias são a sua prioridade».

«Acabo de vir do Egipto onde estamos a apoiar comunidades absolutamente esquecidas; no próximo mês vamos visitar um campo de refugiados na Turquia. Os rotários estão muito focados em fazer o bem para que haja paz», acrescentou o norte-americano.

O Rotary International é uma associação que reúne voluntários dispostos a prestar serviços humanitários e a fomentar valores éticos e a paz a nível global. Existem mais de 34 mil clubes Rotary em todo o globo, com cerca de 1,2 milhões de elementos, distribuídos por 200 países. A associação nasceu em 1905, em Chicago, nos Estados Unidos da América (EUA), por iniciativa de Paul Percy Harris.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.