+ infoAcontecer
Mundo
Antártida atinge temperaturas recorde
Texto F.P. | Foto S.H. | 14/02/2020 | 12:40
Os termómetros no «continente branco», como lhe chamam, chegaram a ultrapassar os 20 graus centígrados este mês de fevereiro. Especialistas dizem que nunca se tinham registado temperaturas tão altas na região
imagem
A Antártida registou este mês de fevereiro temperaturas superiores a 20 graus centígrados, algo «nunca visto» no chamado «continente branco», segundo informações veiculadas pelo cientista brasileiro Carlos Schaefer, que realizou as suas medições na ilha Seymour-Marambio.

Segundo o especialista em solos congelados, citado pelas agências internacionais, os dados recolhidos «não permitem antecipar alterações climáticas», mas são «um sinal de que algo diferente está a suceder» naquela região», já que «nunca se viu na Antártida um registo desse tipo».

A 9 de fevereiro, a temperatura registada foi de 20,75 graus centígrados. E, a 6 de fevereiro, foram registadas temperaturas recorde de 18,3 graus na base argentina, quando o anterior recorde, de 17,5 graus, havia sido atingido em 24 de março de 2015, segundo dados do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina.

Depois de uma década de recordes no aumento das temperaturas, que encerrou com 2019 como o segundo ano mais quente desde que há registos, o decénio 2020 começou com a mesma tendência. O mês passado terminou como o janeiro mais quente de sempre.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.