Organizações humanitárias estão a preparar-se para um agravamento da epidemia da cólera no Zimbabué
Organizações humanitárias estão a preparar-se para um agravamento da epidemia da cólera no Zimbabué a ONU e os organismos com os quais colabora estão a preparar-se para atender potencialmente 60 mil pessoas, afirmou o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Zimbabué. a epidemia da cólera já provocou 1. 174 mortos e 23. 712 doentes.
70 por cento dos medicamentos essenciais para travar a epidemia são fornecidos, actualmente, pelas Nações Unidas. além disso, os centros de tratamento para esta emergência, que normalmente deveriam ter 90 pessoas, só contam com quatro ou cinco enfermeiras, adianta o responsável.
a epidemia já afecta as dez regiões do país africano e o seu nível de mortalidade é de cinco por cento. Metade dos casos foram registados em Harare. a origem desta crise sanitária está na contaminação das fontes de água e na deterioração dos sistemas de canalização, que têm como cenário de fundo o colapso total dos serviços básicos no Zimbabué.
Para enfrentar esta situação, a UNICEF pediu recentemente ao mundo, apoio monetário. No dia 23 de Dezembro, a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho pediu 6. 6 milhões de euros para que a Cruz Vermelha do Zimbábue possa responder a esta crise.