Guerra entre governo ugandês e a armada de Resistência do Senhor, no norte de Uganda, já provocou mais de dois milhões de refugiados
Guerra entre governo ugandês e a armada de Resistência do Senhor, no norte de Uganda, já provocou mais de dois milhões de refugiados a ofensiva militar das forças ugandesas e congolesas contra os rebeldes da armada de Resistência do Senhor – LRa, sigla em inglês – semeou o pânico entre os civis no norte do Uganda. Cansadas da guerra, muitas pessoas regressaram aos campos de refugiados com medo de represálias vindas do LRa.
Nos últimos dois anos, a região do norte do Uganda gozou de uma relativa acalmia. as negociações de paz iniciadas pelo governo com o LR a levaram centenas de pessoas a regressar às suas terras, na região de Gulu, amuru, Pader et Kitgum. alguns habitantes pensam que a ofensiva, lançada a 14 de Dezembro, poderá obrigar os rebeldes a retirar-se para as suas bases.
Os refúgios dos rebeldes estão situados no parque nacional de Garamba, na República Democrática do Congo. O regresso dos rebeldes á região poderá provocar represálias entre a população já martirizada por vários decénios de guerra civil. Mais de dois milhões de pessoas foram forçadas a abrigar-se em campos de refugiados. Milhares de crianças foram raptadas e obrigadas a alistar-se nas fileiras dos LR a e milhares de pessoas foram mortas desde o início da insurreição.