Cavaco Silva assinalou que 2009 vai ser «um ano muito difícil»
Cavaco Silva assinalou que 2009 vai ser «um ano muito difícil»Na sua mensagem aos portugueses, no ano que agora começa, o chefe de Estado manifestou o seu receio em relação ao agravamento do desemprego e o aumento do risco de pobreza e exclusão social.
O presidente da República falou no perigo das ilusões e confessou não poder esconder a verdade da situação difícil em que o país se encontra. E adianta: Já passámos por outras situações bem difíceis. Não nos resignámos e fomos capazes de vencer. O mesmo vai acontecer agora. Tenho esperança e digo-o com sinceridade.
Nas palavras que dirigiu ao país, apontou que a verdade é essencial para a existência de um clima de confiança entre os cidadãos e os governantes. É sabendo a verdade, e não com ilusões, que os portugueses podem ser mobilizados para enfrentar as exigências que o futuro lhes coloca.
O chefe de Estado advertiu que, para ultrapassar a crise e as dificuldades que o país atravessa, é exigido aos agentes políticos que deixem de lado as querelas que em nada contribuem para melhorar a vida dos que perderam o emprego, dos que não conseguem suportar os encargos da prestação das suas casas ou da educação do seus filhos, daqueles que são obrigados a pedir ajuda para as necessidades básicas da família.