Todos vão poder olhar para o sol, se o tempo o permitir. O evento é do Centro de astrofísica da Universidade do Porto e pelo Grupo de física Solar do ano internacional de astronomia
Todos vão poder olhar para o sol, se o tempo o permitir. O evento é do Centro de astrofísica da Universidade do Porto e pelo Grupo de física Solar do ano internacional de astronomia a acção serve para marcar o arranque de um conjunto de iniciativas para assinalar o ano de 2009, dedicado à astronomia, conforme proposta das Nações Unidas. assim, Portugal e mais de duas dezenas de países vão observar o sol, esta quinta-feira, 8 de Janeiro.
Em Portugal, o evento decorrerá no Porto, Coimbra, Ponta Delgada, Fundão, Paços de Ferreira, Braga, Santa Maria da Feira, Ponte da Barca, Beja, Santarém e Espinho. Iraque, Estados Unidos e Índia são alguns dos outros países participantes na alvorada, que engloba mais de cem actividades no mundo, refere a Lusa.
Com óculos especiais ou telescópios, com a ajuda de astrónomos profissionais ou amadores, ao ar livre ou não, todos vão estar de olhos postos no céu. No Porto, a actividade começa às 12h e prolonga-se até ao pôr-do-sol, decorrendo no Planetário da cidade.
Já em Santarém é no Hotel Rural: Em Coimbra no Observatório astronómico da Universidade ou no Parque Verde do Mondego e em Espinho no Centro Multiusos.
as Nações Unidas instituíram 2009 como o ano internacional da astronomia, quando se completam 400 anos sobre as primeiras observações de Galileu com um telescópio.