Kenro Oshidari, expressou a sua profunda preocupação com a situação humanitária na localidade de Muhairiya
Kenro Oshidari, expressou a sua profunda preocupação com a situação humanitária na localidade de MuhairiyaOs últimos confrontos ameaçaram cerca de 30 mil civis, entre moradores e deslocados, que foram alvo de diferentes tipos de violência, algo que não tinha acontecido antes nesta região, afirmou o representante do Programa Mundial de alimentos das Nações Unidas (ONU) em Cartum. Fontes oficiais adiantam que os confrontos da última quinta-feira causaram 22 mortos, entre eles quatro civis, e 27 feridos.
Muhairiya foi palco na quinta-feira de combates de militantes do Movimento de Justiça e Igualdade (MJI), de Khalil Ibrahim, e da facção Movimento de Libertação do Sudão (MLS). Esta última facção, liderada por Meni arkau Minawi, foi a única a assinar um acordo de paz com o governo sudanês, em abuja, em Maio de 2006.
O conflito de Darfur teve início em Fevereiro de 2003, quando MJI e MLS se rebelaram contra o regime de Cartum, em protesto contra a precária situação desta província. Desde então 300 mil pessoas morreram e 2. 5 milhões foram forçadas a abandonar os seus lares, segundo a ONU.