Pai de Jovem Missionária da Consolata de Águas Santas recebe prestigiado prémio, em reconhecimento do seu trabalho de vários anos, na área da iconografia
Pai de Jovem Missionária da Consolata de Águas Santas recebe prestigiado prémio, em reconhecimento do seu trabalho de vários anos, na área da iconografiaO Dicastério da Cúria Romana, presidido pelo Monsenhor Gianfranco Ravasi, galardoou com o prémio anual das Pontificie accademie in Mariologia 2010 a tese de doutoramento de Luís alberto Casimiro. O galardão será entregue pelo Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, numa sessão pública das academias Pontifícias, a 16 de Dezembro, na aula Magna do Pontificio Consiglio della Cultura.
O trabalho no âmbito da história de arte tem por tema a anunciação do senhor na pintura quinhentista portuguesa (1500-1550), análise geométrica, iconográfica e significado iconológico. Foi apresentado à Faculdade de Letras da Universidade do Porto. a tese de 2144 páginas foi orientada pelo professor da instituição, Fausto Sanches Martins.
Luís alberto Casimiro é natural de Vilar Formoso, na Guarda, e reside em alfena, Valongo. Frequentou o Curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no Porto. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-artes da mesma cidade. actualmente, é professor auxiliar convidado, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e regente das disciplinas de Iconografia, História da Pintura em Portugal, História da arte e Cultura e História Urbana.