Pai de Jovem Missionária da Consolata de Águas Santas recebe prestigiado prémio, em reconhecimento do seu trabalho de vários anos, na área da iconografia
Pai de Jovem Missionária da Consolata de Águas Santas recebe prestigiado prémio, em reconhecimento do seu trabalho de vários anos, na área da iconografiaO Dicastério da Cúria Romana, presidido pelo Monsenhor Gianfranco Ravasi, galardoou com o prémio anual das Pontificie accademie in Mariologia 2010 a tese de doutoramento de Luís alberto Casimiro. O galardão será entregue pelo Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, numa sessão pública das academias Pontifícias, a 16 de Dezembro, na aula Magna do Pontificio Consiglio della Cultura.
O trabalho no âmbito da história de arte tem por tema a anunciação do senhor na pintura quinhentista portuguesa (1500-1550), análise geométrica, iconográfica e significado iconológico. Foi apresentado à Faculdade de Letras da Universidade do Porto. a tese de 2144 páginas foi orientada pelo professor da instituição, Fausto Sanches Martins.
Luís alberto Casimiro é natural de Vilar Formoso, na Guarda, e reside em alfena, Valongo. Frequentou o Curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no Porto. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-artes da mesma cidade. actualmente, é professor auxiliar convidado, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e regente das disciplinas de Iconografia, História da Pintura em Portugal, História da arte e Cultura e História Urbana.