Oleg Trushko é único sacerdote greco-católico a dar apoio à comunidade ucraniana no algarve
Oleg Trushko é único sacerdote greco-católico a dar apoio à comunidade ucraniana no algarveEsta noite, véspera de Natal, ou Consoada, à mesa devem estar 12 pratos diferentes, um para cada um dos apóstolos, sem carne e gorduras de origem animal. Muitos destes pratos são doces tradicionais. Sentamo-nos para jantar assim que aparece a primeira estrela no céu, relembrando o aparecimento da estrela aquando do nascimento de Jesus, explica Nataliya Dmytruk, da comunidade greco-católica. após a Missa de Natal , fazem um presépio vivo na rua junto à igreja. Não podemos representar a Sagrada Família que são representados através de um ícone, mas os restantes elementos do presépio são pessoas que se vestem de reis magos, de pastores ou de Herodes, acrescenta.
Hoje, 6 de Janeiro, e amanhã, 7 de Janeiro, Oleg Trushko preside às celebrações natalícias dos católicos que seguem a tradição bizantina. Durante estes dois dias, milhares de emigrantes festejam a Natividade e vão fazê-lo nos templos católicos. O jornal da diocese do algarve adianta que foram cedidos templos para o culto, segundo o rito bizantino, celebrado pelos cristãos orientais. a Folha de Domingo adianta ainda que a Igreja algarvia ao receber os imigrantes, acolheu também a sua cultura, dando espaço para a preservação e celebração do culto e as comunidades ucraniana greco-católica e ortodoxa.
São longas e muito cantadas as celebrações, segundo os ritos bizantinos dos cristãos orientais. No algarve serão realizadas separadamente para greco-católicos e ortodoxos. Os católicos de tradição bizantina estão ligados a Roma, tal como os cristãos ocidentais, enquanto os ortodoxos seguem as orientações da igreja ortodoxa russa.