O medo leva centenas de milhares a fugir para países vizinhos em particular para o Egipto; homens solteiros correm o risco de recrutamento forçado. 50 mil migrantes trabalhadores já foram retirados do país
O medo leva centenas de milhares a fugir para países vizinhos em particular para o Egipto; homens solteiros correm o risco de recrutamento forçado. 50 mil migrantes trabalhadores já foram retirados do paísMais de 300 mil pessoas já abandonaram a Líbia devido à violência do conflito interno actual, informou o aCNUR, estes dias. a agência das Nações Unidas para os Refugiados anunciou estar a preparar-se para responder a um possível afluxo de pessoas em direcção ao Egipto. a eventualidade de algumas fronteiras do país estarem bloqueadas aumenta essa última possibilidade.
Dos 300 mil que deixaram o país, 160 mil dirigiram-se para a Tunísia e 130 mil para o Egipto; outros para o Níger e argélia. É o medo e as ameaças do governo que os motiva a fugir. Os homens solteiros correm risco de recrutamento forçado pelo exército líbio. Os programas de retirada de migrantes trabalhadores que se encontram na Líbia já beneficiaram mais de 50 mil pessoas. Mas, outras 10 mil, localizadas perto das fronteiras, ainda aguardam para ser repatriadas.