Cada cidadão europeu produz anualmente, em média, 513 quilos de lixo doméstico, segundo dados do Eurostat. Mas ?cerca de 60 por cento das pessoas pensa que a sua família não produza uma quantidade excessiva de lixo?
Cada cidadão europeu produz anualmente, em média, 513 quilos de lixo doméstico, segundo dados do Eurostat. Mas ?cerca de 60 por cento das pessoas pensa que a sua família não produza uma quantidade excessiva de lixo?Os dados resultam de um inquérito do Eurobarometro, centrado sobre a sensibilidade dos europeus fornece face ao problema da produção e tratamento dos resíduos urbanos. De notar o contraste impressionante entre os dados recolhidos e a opinião dos entrevistados. O inquérito revela ainda uma falta de atenção à quantidade de resíduos de produtos alimentares.
a maioria dos europeus exige que se melhore o sistema de recolha dos resíduos urbanos e oito em cada 10 entrevistados afirmam que as características de sustentabilidade ambiental de um produto, assim como a possibilidade de o reutilizar ou reciclar, influem na decisão da compra.
São numerosas as curiosidades que resultam da sondagem. Em 21 dos 27 países da União Europeia (UE), a maioria da população está convencida que não produz uma quantidade excessiva de resíduos. as percentagens mais elevadas de pessoas que assim pensam, encontram-se na Roménia (75 por cento) e na Bulgária (74 por cento). No total, apenas 41 por cento dos entrevistados pensa o contrário. a grande maioria das pessoas está convencida que não desperdiça nem estraga os alimentos que compra. Note-se que uma investigação recente, realizada na Grão Bretanha confirma que 25 por cento dos alimentos comprados acabe no lixo.