Foi há seis anos. Depois de 26 anos de pontificado, João Paulo II faleceu a 2 de abril de 2005. Foi o Papa de Fátima, o Papa dos jovens
Foi há seis anos. Depois de 26 anos de pontificado, João Paulo II faleceu a 2 de abril de 2005. Foi o Papa de Fátima, o Papa dos jovensMilhares de pessoas encontravam-se a rezar na praça de São Pedro quando a notícia soou, naquela noite. O Papa acabava de morrer. Seis anos depois, esta data antecipa uma outra, de grande alegria para os fiéis, a beatificação de João Paulo II, a 1 de Maio.
Devemos reconhecer que o povo de Deus, no momento mesmo da morte de João Paulo II tinha já a certeza de que um Santo tinha entrado no céu. além disso, o então cardeal Joseph Ratzinger, no dia 8 de abril de 2005, durante os funerais na Praça São Pedro, invocou a bênção de João Paulo II da janela do céu, num certo sentido considerando-o já Santo, afirma o vigário do Papa para o Estado da Cidade do Vaticano, em entrevista à Rádio Vaticano.
O lema episcopal “Totus Tuus” – todo teu, ó Maria – é uma expressão da espiritualidade de toda a sua vida. Mas em particular, devemos dizer que seu pontificado se desenvolveu sob o olhar de Maria, afirma angelo Comastri . O cardeal realça a tentativa de assassínio em 1981 e, também, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria como sinais dessa forte ligação a Maria.
O vigário do Papa para o Estado da Cidade do Vaticano sublinha que esta é a primeira vez na história da Igreja que um Papa tem a alegria de declarar beato o seu predecessor. Certamente, será uma emoção extraordinária para Bento XVI, mas será também uma segurança espiritual. Cinco mil portugueses, número conhecido por enquanto, irão participar na beatificação do anterior Papa que será presidida por Bento XVI, em Roma. Entre os peregrinos estarão uma dezena de bispos, o presidente da Conferência Episcopal, Jorge Ortiga; o cardeal-patriarca de Lisboa, Jorge Ortiga, e cerca de uma centena de padres.