«Se o diabo foge da cruz é porque ela tem algo de Deus que o egoísmo do diabo não suporta», explicou José Brás ao pequeno grupo de jovens que, em São Marcos, Cacém, se reuniu para celebrar a Páscoa com os cristãos daquela comunidade
«Se o diabo foge da cruz é porque ela tem algo de Deus que o egoísmo do diabo não suporta», explicou José Brás ao pequeno grupo de jovens que, em São Marcos, Cacém, se reuniu para celebrar a Páscoa com os cristãos daquela comunidade a história da humanidade tem uma divisão que surgiu no mundo a partir da cruz de Cristo, explicou José Brás, um jovem leigo da comunidade cristã do Zambujal.com simplicidade e, ao mesmo tempo, com grande profundidade, foi desenvolvendo o tema da cruz de Cristo em sexta-feira santa. Seríamos capazes de dar a vida por um criminoso?, interroga os jovens. Não é melhor que ele morra para pagar pelos seus crimes? É um assassino a menos. Passou em seguida à provocação: Como é que tu queres pertencer a um grupo que tem como chefe alguém que foi colocado no meio dos piores, condenado como um criminoso?.
Finda a palestra, os jovens partiram em direcção à nova urbanização de São Marcos, por entre urbanística elevados, à procura do espaço verde numa operação denominada resgate. Quais bombeiros voluntários reflectem sobre a sua capacidade de resgatar a vida, como Cristo fez com a sua morte. Nem a chuva pesada, nem as nuvens sombrias que continuam a pairar nos céus os demovem. Munidos com impermeáveis e um saco com o seu almoço em dia de jejum, entregam-se à reflexão deste mistério imenso de quanto Deus fez para resgatar os homens do egoísmo e do pecado.