a «Rota das Carmelitas» vai ser apresentada ao público, a 28 de abril, junto ao Memorial da Irmã Lúcia – Carmelo de Coimbra, às 16h
a «Rota das Carmelitas» vai ser apresentada ao público, a 28 de abril, junto ao Memorial da Irmã Lúcia – Carmelo de Coimbra, às 16hO projecto Caminhos de Fátima – Rotas de Peregrinação – Do Convento das Carmelitas ao Santuário de Fátima, iniciado com a assinatura de um protocolo em Maio de 2010, com várias entidades religiosas e do sector do turismo, dá agora mais um passo. a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) faz a apresentação pública desta rota, na medida em que a georeferenciação do traçado possibilita já a sua utilização como percurso de peregrinação, adianta a CCDRC em comunicado.
Com esta apresentação, entra-se numa nova fase do projecto, que passará pela concretização no terreno das intervenções que assegurarão uma adequada e completa estruturação da rota. O projecto que será co-financiado pelo programa Mais Centro, pretende ser um elemento diferenciador das habituais rotas de peregrinação, atraindo novos públicos.
O seu percurso articula com o Caminho Português de Santiago de Compostela (partilham o mesmo percurso mas em sentido contrário). Serve de ligação entre o Santuário de Fátima e o Carmelo de Coimbra e atravessa os municípios de alvaiázere, ansião, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Ourém e Penela. Neste projecto, além das autarquias, participam, também, as dioceses de Coimbra e Leiria-Fátima e o Santuário de Fátima, bem como as entidades do sector do turismo do Centro e de Leiria-Fátima e a CCDRC.