antes de iniciar uma caminhada de centenas de quilómetros, os peregrinos têm que preparar o corpo, em particular os pés. O respeito pelo ambiente, além de uma correcta alimentação e hidratação são elementos essenciais que devem ter em conta
antes de iniciar uma caminhada de centenas de quilómetros, os peregrinos têm que preparar o corpo, em particular os pés. O respeito pelo ambiente, além de uma correcta alimentação e hidratação são elementos essenciais que devem ter em contaTodos os anos, vários milhares de fiéis deslocam-se a Fátima, a pé, para participar nas celebrações de 13 de Maio. Peregrinar é um ato de fé que exige preparação, física e mental.como tal, e para que o caminho possa ser feito em segurança, o peregrino deve ter em atenção algumas regras: o caminho a seguir, a atitude a assumir e o material que o deve acompanhar na viagem.
a associação de amigos dos Caminhos de Fátima disponibiliza informações úteis aos fiéis: um mapa e identificações do caminho do Tejo, de Lisboa para Fátima; o que levar na mochila; onde ficar, contactos, entre outros. O percurso de 143,5 quilómetros entre Lisboa e Fátima passa por Vila Franca de Xira, azambuja, Santarém e Olhos de água. O grau de dificuldade é baixo e médio.
a entidade lembra que a alimentação e hidratação são dois factores fundamentais para o sucesso da peregrinação. Recomenda o consumo de dois litros de água por dia, assim como a ingestão de hidratos de carbono e fruta para dar energia. O açúcar é a energia de emergência para casos de quebra de tensão. Destaca ainda a necessidade de respeitar a natureza: não deitar para o chão restos de comida, muito menos papel higiénico, de forma a não danificar o meio ambiente da população local e de outros peregrinos.
O Santuário de Fátima fornece no seu site algumas recomendações aos peregrinos, sendo a primeira: Faça atempadamente uma caminhada de preparação. aconselha os fiéis a tratar dos pés antes de partir, vestir roupa branca, sem costuras e do avesso, e levar consigo pilhas. Quanto ao percurso, aconselha a não recorrer aos IP (Itinerários Principais) nem aos IC (Itinerários Complementares) e usar faixas reflectoras para os caminhos nocturnos. Recomenda ainda não caminhar mais de 30 quilómetros por dia e dormir pelo menos seis horas.
a Rota das Carmelitas, um caminho de 111 quilómetros que vai ligar o Convento do Carmelo, em Coimbra, à Cova da Iria, Fátima, e o Caminho da Nazaré são projectos recentemente apresentados ao público. O objectivo é conseguir rotas mais seguras, longe dos perigos do trânsito, para os peregrinos que se deslocam à cidade-santuário. É também uma forma de promover o turismo regional dando a conhecer paisagens e pontos de interesse do interior das regiões.