«Em Roma, tudo pronto para o início do 12º Capítulo geral dos Missionários da Consolata», escreve Jaime Patias. Nesta assembleia-geral, com representantes do instituto de 21 países, tomam parte quatro missionários portugueses
«Em Roma, tudo pronto para o início do 12º Capítulo geral dos Missionários da Consolata», escreve Jaime Patias. Nesta assembleia-geral, com representantes do instituto de 21 países, tomam parte quatro missionários portuguesesapós dois anos de preparação, que envolveu todos os membros do Instituto da Consolata, 48 missionários capitulares estão em Roma para hoje, 9 de Maio, dar início ao 12º Capítulo Geral. além da Direcção Geral, representam as 21 províncias da África, Ásia, Europa e américa. a cerimónia de abertura tem lugar na igreja de Santa Maria Madalena, em Roma, recordando a visita particular que o beato José allamano, fundador dos missionários e missionárias da Consolata, fez no seu tempo.
O programa dos trabalhos prevê a apresentação dos relatórios das actividades realizadas nos últimos seis anos pela Direcção Geral, pela administração e por uma das províncias. Segue-se um estudo sobre 12 temas, terminando a primeira parte com a eleição da nova direcção para os próximos seis anos. a segunda parte prevê o estudo e aprovação das linhas programáticas que irão orientar a vida e a actividade dos missionários da Consolata nos próximos tempos. Um renascer para uma vida nova, uma missão nova e um estilo novo são as expectativas do actual superior geral, aquileu Fiorentini, sobre esta reunião magna. Significa viver o nosso carisma de um modo novo, como queria o Fundador, viver mais pobre, com espírito de doação e muito mais em comunhão, em família”, afirmou, sublinhando que, “estes valores foram tratados nos documentos capitulares e certamente ajudarão a crescer em entusiasmo, número e qualidade da missão”, destacou o padre geral.
O encerramento do 12º capítulo geral está previsto para o dia 20 de Junho, festa de Nossa Senhora Consolata, com uma celebração solene no seu santuário, em Turim, região do norte da Itália. Fundado em 1901, o Instituto Missões Consolata conta hoje com cerca de mil membros actuando em 21 países de quatro continentes. Tomam parte nos trabalhos do capítulo quatro missionários portugueses: os padres Norberto Louro, que representa Portugal, juntamente com Luís Maurício; Fernando Rocha, da província da amazónia, Brasil; antónio Fernandes, conselheiro da actual direcção geral; e Darci Vilarinho, nomeado secretário do capítulo. as missionárias da Consolata, que o beato José allamano fundou em 1910, também realizam o seu capítulo geral no mesmo período.