Virgílio antunes dedica editorial do ‘Voz da Fátima’, jornal oficial do Santuário a dois grandes momentos de encontro dos jovens: o Fátima Jovem e as Jornadas Mundiais da Juventude.
Virgílio antunes dedica editorial do ‘Voz da Fátima’, jornal oficial do Santuário a dois grandes momentos de encontro dos jovens: o Fátima Jovem e as Jornadas Mundiais da Juventude. No texto da edição de 13 de Maio, o sacerdote analisa a falta de entusiasmo e a perda de alguma frescura visível no Fátima jovem depois de um ciclo inicial marcado pelo entusiasmo, das gerações que estavam a descobrir a novidade da Igreja e da fé. O reitor considera que estes sinais podem apontar para o fim de um ciclo e início de outro, caracterizado por uma consciência mais madura da fé, com os pés assentes na terra e, por isso, mais capaz de responder aos desafios dos tempos em que vivemos. Para este responsável, o ‘Fátima Jovem’, agora mais maduro, poderá constituir o grande momento de encontro dos jovens católicos portugueses.
Outro dos grandes momentos de encontro dos jovens são as Jornadas Mundiais da Juventude que decorrem em Madrid, em agosto, com a presença do Papa. Há já uma grande mobilização por parte das paróquias e dioceses de Portugal para a edição deste ano, uma iniciativa que partiu de João Paulo II. ao longo dos anos, o acontecimento foi despertando muitas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias para a vida da Igreja nos cinco continentes, a partir da alegria contagiante da celebração da mesma fé em comunhão universal. ainda que hoje, as Jornadas estejam rodeadas de muito folclore, constituem um meio privilegiado de levar os jovens a Cristo e lhes criar afeição pela sua Igreja, que tem também um rosto juvenil.
O reitor do Santuário salienta ainda que tanto numa iniciativa como na outra Nossa Senhora tem um lugar privilegiado na devoção dos jovens. Ela vai à frente como a estrela da evangelização dos jovens. aqueles que se deixam conduzir por ela e aceitam ser filhos, encontram Cristo, o Caminho da Vida e nunca mais se querem perder d’Ele, conclui.